Tema: As relações trigonométricas na fotografia
Objetivo(s)
- Saber usar de modo sistemático relações métricas fundamentais entre os elementos de triângulos retângulos, em diferentes contextos
Conteúdo(s)
- Razões trigonométricas nos triângulos retângulos
Ano(s)
1º
2º
3º
Tempo estimado
4 aulas
Material necessário
- Cópias da reportagem "Entre um selfie e outro..."
- Projetor de slides para apresentação
Reportagem de VEJA:
Desenvolvimento
1ª etapa
Comece
perguntando aos alunos o que eles entendem por trigonometria. Os alunos
provavelmente farão referência aos conceitos de triângulo retângulo,
catetos, seno, cosseno e tangente. Anote as respostas no quadro e
complemente as explicações da classe. Explique o contexto do surgimento
da trigonometria na Grécia antiga e descreva as relações trigonométricas
entre os ângulos de um triângulo retângulo.
A seguir, pergunte alunos em quais situações do cotidiano a trigonometria pode ser aplicada. Complemente as respostas explicando que esse conhecimento é usado por profissionais como fotógrafos, engenheiros, arquitetos, designers, geólogos, astrônomos.
A seguir, pergunte alunos em quais situações do cotidiano a trigonometria pode ser aplicada. Complemente as respostas explicando que esse conhecimento é usado por profissionais como fotógrafos, engenheiros, arquitetos, designers, geólogos, astrônomos.
2ª etapa
Divida
a classe em grupos e peça aos alunos para entrevistar profissionais que
usem o conhecimento de trigonometria no trabalho. Deixe com um grupo a
incumbência de entrevistar um fotógrafo da cidade. Ao final da
entrevista, os alunos devem apresentar um relatório com as seguintes
informações:
- Nome do profissional
- Foto de uma situação na qual o profissional usa o conhecimento (pode ser tirada com celular)
- Local de trabalho
- Grau de experiência
- Qual sua familiaridade com as relações trigonométricas
- Em que ocasião ele usa as relações trigonométricas
3ª etapa
Apresente
aos alunos o funcionamento de uma câmara escura, ressaltando a
trajetória dos raios de luz presentes nesse mecanismo. Explique que o
princípio de funcionamento da câmara é o mesmo do olho humano e das
câmeras fotográficas analógicas ou digitais. A seguir, distribua para a
classe a reportagem de Veja sobre o fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson e mostre um corte de perfil de uma máquina fotográfica analógica.
Após concluída a discussão, propor aos alunos questões que envolvam uma máquina fotográfica analógica com um corte de perfil, semelhante a uma câmara escura de orifício:
Mostre para os alunos que, ao traçarmos um eixo horizontal e
perpendicular à imagem, formamos triângulos retângulos com os raios de
luz. Explique que, sabendo as distâncias entre a lente e o filme e entre
a lente e o objeto, podemos calcular o tamanho do raio de luz que sai
do objeto e atinge a lente.
Proponha uma situação em que os alunos calculem a distância percorrida pela luz. Ofereça uma tabela trigonométrica para que eles consultem quanto vale o seno e o cosseno de cada ângulo. Termine a atividade pedindo que a turma calcule quanto tempo a luz leva para sair do objeto e atingir o filme fotográfico. Peça que a turma considere a velocidade da luz no ar como 300 000 000 m/s.
Após concluída a discussão, propor aos alunos questões que envolvam uma máquina fotográfica analógica com um corte de perfil, semelhante a uma câmara escura de orifício:
Proponha uma situação em que os alunos calculem a distância percorrida pela luz. Ofereça uma tabela trigonométrica para que eles consultem quanto vale o seno e o cosseno de cada ângulo. Termine a atividade pedindo que a turma calcule quanto tempo a luz leva para sair do objeto e atingir o filme fotográfico. Peça que a turma considere a velocidade da luz no ar como 300 000 000 m/s.
Avaliação
Julgue
se os alunos conseguem localizar em que situações os profissionais
entrevistados usam os conceitos de seno e cosseno. Avalie também se eles
conseguem localizar as relações trigonométricas na câmara escura.
Observe se o estudante consegue substituir os valores da tabela
trigonométrica na equação e entende qual deve ser procedimento para dar
continuidade ao cálculo.
Fonte: http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/relacoes-trigonometricas-na-fotografia
Fonte: http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/relacoes-trigonometricas-na-fotografia
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