sexta-feira, 31 de maio de 2013

3ª CONFERENCIA DE EDUCÇÃO EM ITAITUBA


Com o tema: “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”, aconteceu no Centro de Convenção Daniel Berg a III Conferência Municipal de Educação. A solenidade de abertura contou com a presença da Prefeita Eliene Nunes, Secretária Municipal de Educação Ana Paula, Professora Dra Eliane Felipe, Vereadores, além de um grande número de educadores e profissionais da área da educação da cidade e do interior.
Em pronunciamento a Secretária de Educação Ana Paula disse que a conferência é o momento de avaliar os avanços e pensar o que deve ser feito para elaborar diretrizes que venham proporcionar ainda mais melhoria na educação. “É importante a participação de todos, pois, desta conferência sairão as diretrizes que vão nortear nossa educação”, disse Ana Paula, acrescentando que a educação tem uma importantíssima função social que é a formação do cidadão.
Na solenidade de abertura, a Prefeita Eliene Nunes evidenciou a participação de todos, para que as propostas possam ser construídas dentro da realidade do município. A III Conferência Municipal de Educação de Itaituba encerra  com a aprovação das propostas e escolha dos delegados que irão participar da CONAE em 2014. A conferência foi composta dos seguintes eixos: Plano Nacional e Estadual de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação; Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos; Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente; Qualidade na Educação: democratização de acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; Gestão democrática, Participação popular e Controle social; Valorização dos profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho; e
Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.

Adaptado do site 
http://itaituba.pa.gov.br/portal/author/PMI/

sábado, 25 de maio de 2013

II FEIRA DO CONHECIMENTO NA ESCOLA SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS




                                                                    
              Neste dia 22 de maio do corrente, ocorreu na escola São Francisco das Chagas localizada na 29ª rua do bairro Piracanã a segunda Feira do Conhecimento.  Com o tema: A MATEMATICA E A SUA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE
             Com a justificativa todos tem direito a educação ambiental e promoção de melhores políticas de relações com o meio ambiente a direção da escola com toda a comunidade escolar visou integrar as atividades desenvolvidas na escola com as dificuldades ambientais dos dias atuais.
             As exposições e apresentações aconteceram durante toda a tarde e parte da noite e nas palavras da diretora Terezinha Luna Diogo o evento correspondeu suas expectativas, porém a mesma esperava uma maior participação dos pais. ‘’Olha gostei das oficinas, das apresentações, mas a presença dos pais acompanhando seus filhos ficou a desejar’’...
             Todos os materiais e apresentações foram desenvolvidos pelos alunos com a orientação dos professores.
Veja algumas imagens:

Figura 1: Alunos expondo trabalhos de geometria


Figura 2: Construção retangular com recicláveis
             A proposta da feira era mostrar  o quanto é possível fazer com materiais reciclados, principalmente a modelagem e manipulação de figuras geométricas, além de bonitos arranjos para enfeites nos lares, assim como lembrancinhas de aniversário por exemplo.

Figura 3: Enfeites e lembrancinhas com copos descartáveis



Figura 4: Cubo geométrico feito com papelão reciclado

Figura 5: Peças feitas por alunos do 3º ano, com materiais reciclados

Figura 6: Sala e Materiais sendo preparados por alunos e professores

sábado, 18 de maio de 2013

Matematica na Musica




MATEMÁTICA EM TODA PARTE - MATEMÁTICA NA MÚSICA
http://tvescola.mec.gov.br/templates/tvescola/images/assista_aos_trailers.png
  • Sinopse
Série de doze episódios que, a partir de atividades sugeridas pelo professor Bigode, mostra a presença de importantes conceitos matemáticos em nosso dia a dia.
Matemática na música
Nesse episódio você vai descobrir que existem muitas coisas em comum entre a música e a matemática. O professor Bigode vai até a Escola de musica de Piracicaba encontrar o professor Pedro Gobet e a professora Beatriz para falar de escalas, frações e proporções.

  • Duração
    26'00'' minutos
  • Série
    MATEMÁTICA EM TODA PARTE
  • Palavras chave deste vídeo
  • MATEMÁTICA; MÚSICA; BIGODE; EXATAS; ESCALAS; FRAÇÕES; PROPORÇÕES; EQUAÇÕES; PEDRO GOBET

Criando no Adobe Flash Professional - DOMINÓ VIRTUAL

TUTORIAL PARA ELABORAR MATERIAIS EDUCACIONAIS

             Este é um exemplo simples porém muito importante de há muitas forma de incrementar e inovar com novas formas de trabalhar os conteúdos de matemática na sala de aula. O adobe flash, sém dúvidas, oferece muitas ferramenta de criação, onde o professor poderá construir a maior parte de seu material de ensino, ou construir com os proprios alunos na sala.

Segue o passo a passo para a criação de um DOMINÓ VIRTUAL,produzido por:

Rudieri Turchiello Colbek

Tânia Michel Pereira

Juliane Sbaraine Pereira Costa

Construção de Dominó Virtual com Flash

Nesta apostila são apresentados e descritos os passos para a construção de dominó virtual utilizando o Flash 8.  Iniciaremos pela construção das figuras.

1º Passo:
Abra o programa Flash 8, clique em Flash Document, com mostra a figura abaixo.

domingo, 12 de maio de 2013

Álgebra Booleana

                                                                    George Boole

                                         

                 Na matemática, na lógica e na ciência da computação, as álgebras booleanas são estruturas algébricas que "captam as propriedades essenciais" dos operadores lógicos e de conjuntos.
                 Recebeu o nome de boleana em homenagem a George Boole, matemático inglês, que foi o primeiro a defini-las como parte de um sistema de lógica em meados do século XIX. Mais especificamente, a álgebra booleana foi uma tentativa de utilizar técnicas algébricas para lidar com expressões no cálculo proposicional. Hoje, as álgebras booleanas têm muitas aplicações na electrônica. Foram pela primeira vez aplicadas a interruptores por Claude Shannon, no século XX.
                 Uma álgebra booleana é uma 6-upla (X, \vee, \wedge, \neg, 0, 1) consistindo de um conjunto X munido de duas operações binárias \vee (também denotado por +, é geralmente chamado de "ou") e \wedge (também denotado por \ast ou por \cdot, é geralmente chamado de "e"), uma operação unária \neg (também denotada por \sim ou por uma barra superior, é geralmente chamado de "não"), e duas constantes 0 (também denotada por \bot ou por F, geralmente chamado de "zero" ou de "falso") e 1 (também denotada por \top ou por V, geralmente chamado de "um" ou de "verdadeiro"), e satisfazendo os seguintes axiomas, para quaisquer a, b, c \in X:

Propriedades Associativas
  • (a \vee b) \vee c = a \vee (b \vee c)
  • (a \wedge b) \wedge c = a \wedge (b \wedge c)
Propriedades Comutativas
  • a \vee b = b \vee a
  • a \wedge b = b \wedge a
Propriedades Distributivas
  • a \vee (b \wedge c) = (a \vee b) \wedge (a \vee c)
  • a \wedge (b \vee c) = (a \wedge b) \vee (a \wedge c)
Elementos Neutros
  • a \vee 0 = a
  • a \wedge 1 = a
Elementos Complementares
  • a \vee \neg a = 1
  • a \wedge \neg a = 0
Alguns autores também incluem a propriedade 0 \neq 1, para evitar a álgebra booleana com somente um elemento. 

Teoremas

  • Dado uma álgebra booleana sobre X, são válidos para quaisquer a, b \in X:
    Propriedades Idempotentes
  • a \vee a = a
  • a \wedge a = a
Dupla Negação
  • \neg (\neg a) = a
Leis de De Morgan
  • \neg (a \vee b) = \neg a \wedge \neg b
  • \neg (a \wedge b) = \neg a \vee \neg b
Propriedades Absorventes
  • a \vee (a \wedge b) = a
  • a \wedge (a \vee b) = a
Elementos Absorventes
  • a \vee 1 = 1
  • a \wedge 0 = 0
Negações do Zero e do Um
  • \neg 0 = 1
  • \neg 1 = 0
Definições alternativas da operação binária \veebar (também denotado por \oplus, é geralmente chamado de "xou" ou de "ou exclusivo")
  • (a \vee b) \wedge (\neg a \vee \neg b) = (a \wedge \neg b) \vee (\neg a \wedge b)

Ordem

Dado uma álgebra booleana sobre X, é válido para quaisquer a, b \in X:
  • a \vee b = b se e somente se a \wedge b = a
A relação \leq definida como a \leq b se e somente se uma das duas condições equivalentes acima é satisfeita é uma relação de ordem em X. O supremo e o ínfimo do conjunto \{a, b\} são a \vee b e a \wedge b, respectivamente.

Referencias:

 http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81lgebra_booleana
( acessado: em 12 de maio de 2013, ás 16:19 horas).