Na matemática, na lógica e na ciência da computação, as álgebras booleanas são estruturas algébricas que "captam as propriedades essenciais" dos operadores lógicos e de conjuntos.
Recebeu o nome de boleana em homenagem a George Boole, matemático inglês, que foi o primeiro a defini-las como parte de um sistema de lógica em meados do século XIX. Mais especificamente, a álgebra booleana foi uma tentativa de utilizar técnicas algébricas para lidar com expressões no cálculo proposicional. Hoje, as álgebras booleanas têm muitas aplicações na electrônica. Foram pela primeira vez aplicadas a interruptores por Claude Shannon, no século XX.
Uma álgebra booleana é uma 6-upla consistindo de um conjunto munido de duas operações binárias (também denotado por , é geralmente chamado de "ou") e (também denotado por ou por , é geralmente chamado de "e"), uma operação unária (também denotada por ou por uma barra superior, é geralmente chamado de "não"), e duas constantes (também denotada por ou por , geralmente chamado de "zero" ou de "falso") e (também denotada por ou por , geralmente chamado de "um" ou de "verdadeiro"), e satisfazendo os seguintes axiomas, para quaisquer :
Propriedades Associativas
Teoremas
-
Dado uma álgebra booleana sobre , são válidos para quaisquer :
Propriedades Idempotentes
Ordem
Dado uma álgebra booleana sobre , é válido para quaisquer :- se e somente se
Referencias:
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81lgebra_booleana
( acessado: em 12 de maio de 2013, ás 16:19 horas).
Nenhum comentário:
Postar um comentário