sábado, 18 de maio de 2013

Criando no Adobe Flash Professional - DOMINÓ VIRTUAL

TUTORIAL PARA ELABORAR MATERIAIS EDUCACIONAIS

             Este é um exemplo simples porém muito importante de há muitas forma de incrementar e inovar com novas formas de trabalhar os conteúdos de matemática na sala de aula. O adobe flash, sém dúvidas, oferece muitas ferramenta de criação, onde o professor poderá construir a maior parte de seu material de ensino, ou construir com os proprios alunos na sala.

Segue o passo a passo para a criação de um DOMINÓ VIRTUAL,produzido por:

Rudieri Turchiello Colbek

Tânia Michel Pereira

Juliane Sbaraine Pereira Costa

Construção de Dominó Virtual com Flash

Nesta apostila são apresentados e descritos os passos para a construção de dominó virtual utilizando o Flash 8.  Iniciaremos pela construção das figuras.

1º Passo:
Abra o programa Flash 8, clique em Flash Document, com mostra a figura abaixo.

Figura 1: Criar novo documento no Flash8.
Observação:
Se a sua versão do Flash for posterior (CS4, CS5, etc.) a essa, faça da seguinte forma.
Abra o seu Flash e clique em ActionScript 2.0 como mostra a figura abaixo:
imagem.PNG
Figura 2: Criar novo documento no Flash CS5.

As ferramentas para desenho são parecidas nas versões do Flash (obviamente, as novas versões têm mais recursos), nós continuaremos explicando como fazer, usando o Flash 8. Você poderá fazer da mesma forma com as versões mais novas.

2º Passo: Salve o arquivo como figura1.fla (o .fla é apenas a extensão do arquivo fonte, na hora de salvar, você não precisar escrevê-lo, bastando escrever figura1).
Figura 3: Salvando documento.
Vamos começar mostrando como desenhar os dominós.
Eles terão basicamente o seguinte formato:
Figura 4: Um dominó pronto.
Como fazer o fundo:
a)      Selecione a ferramenta Rectangle Tool (clique no botão que aparece abaixo do botão de Ferramenta de texto, e segure-o até aparecer o menu mostrado na figura abaixo).
Figura 5: Selecionar a ferramenta Rectangle Tool.
b)      Clique nos locais indicados pelas figuras e escolha uma cor para o fundo, e outra para a borda respectivamente.
Figura 6: Selecionar uma cor para o fundo.
Figura 7: Selecionar uma cor para as linhas.
c)      Faça um retângulo com contorno do tamanho desejado. Nós usamos 225 x 85 (Largura = 225 e altura = 85).
Figura 8: Fundo desenhado.
d)     Pegue a ferramenta Line Tool e desenhe uma reta que servirá para dividir o dominó em dois (não precisa ser no meio).
Figura 9: Selecionar ferramenta Line Tool.
Figura 10: Adicionando uma divisória no fundo.
e)      Selecione todo o retângulo, clique com o botão direito do mouse nele e clique em Convert to Simbol...
Figura 11: Converter para um símbolo.
f)       Selecione a opção Graphic coloque um nome qualquer e clique em OK.
Figura 12: Colocar um nome e escolher o tipo de símbolo.
g)      Coloque o retângulo na posição X = 0, Y = 0.
Figura 13: Alterar a localização do fundo na tela.
h)       Crie um novo Layer, e depois, bloqueie o Layer1 (isso fará com que ele não possa ser editado) que contém o fundo, clicando nos locais indicados pela figura abaixo (o cadeado deve ficar aparecendo, como está abaixo).
2
 
1
 

Figura 14: Criar um novo Layer e bloquear o Layer que contem o fundo.

Como fazer o triângulo equilátero:
a)      Selecione o Layer2.
Figura 15: Selecionar o Layer que está por cima.
b)      Selecione a Ferramenta PolyStar Tool.
Figura 16: Selecionar a ferramenta PolyStar Tool.
c)      Clique em Options, e escolha 3 lados.
Figura 17: Mudar número de lados do desenho.
d)     Escolha uma cor de sua preferência, e desenhe o triângulo na tela.
Figura 18: Desenho pronto.

e)       Selecione o triângulo desenhado e ajuste o tamanho, de forma que ele caiba dentro da primeira parte do retângulo, e arraste-o para cima do mesmo.
Ajustar o tamanho
 

Figura 19: Ajuste de largura e altura, com o cadeado ativo (alterar proporcionalmente).

Arrastar para o Retângulo
 

Figura 20: Triângulo colocado sobre o fundo.
f)       Clique na ferramenta de texto e depois selecione texto estático (Static text).
Figura 21: Selecionar ferramenta de texto.

Figura 22: Escolha do tipo de caixa de texto.
g)      Crie um campo de texto em cima da segunda parte do retângulo.
Figura 23: Escrevendo texto no dominó.
h)      Deverá ficar assim:
Figura 24: Dominó depois de desenhado.
i)        Pegue a ferramenta Selection Tool.
Figura 25: Ferramenta de seleção padrão.
Sua primeira figura está pronta, agora vamos explicar como salvá-la como uma imagem.
a)      Primeiro temos que alterar o tamanho do nosso palco. O tamanho dele deverá ser o mesmo que tamanho do fundo mais 1. No nosso caso o tamanho do fundo é 225 x 85 então o tamanho do palco será 226 x 86. Depois de saber as dimensões que o nosso palco deverá ter, clique em qualquer lugar do palco para largar os objetos. Então clique no local indicado pela figura abaixo:
Figura 26: Abrir configurações da tela.
b)      Coloque as dimensões nos locais indicados e clique em OK.
Figura 27: Alterar dimensões da tela.
c)      Clique em no menu arquivo e depois em Save para salvar o que você fez.
d)     Agora, finalmente, vamos salvar como imagem. Para fazer isso, clique em Settings... como mostra a figura abaixo.
Figura 28: abrir configurações de publicação.
e)      Clique na aba Formats e deixe marcada apenas a opção PNG Image (.png), depois clique em publish para publicar (salvar) a imagem e clique em OK.
Figura 29: Selecionar os tipos de arquivos para publicação.

A primeira figura está pronta, agora faltam apenas 21 figuras...
Abra a pasta em que você a salvou e veja o resultado.
Figura 30: pasta onde está o arquivo foi salvo.

Vamos fazer a segunda figura agora.
1º passo: Vamos usar o a figura1como modelo, então, o salvaremos com o nome figura2 clicando em File e depois em Save As... como mostra a figura abaixo.
Figura 31: Salvar como figura2.fla

Depois de salvo (com o nome figura2), iremos apenas alterar a figura e o texto da peça.
A peça figura2, deverá ter como desenho um quadrado (que é a o equivalente ao texto escrito na figura 1) e como texto “Cubo”.
Atenção: de agora em diante será explicado apenas como desenhar as figuras.
Como fazer um quadrado:
a)      Veja se você realmente salvou esse arquivo com o nome figura2.
b)      Vamos apagar os desenhos feitos, nesse caso apague somente o triângulo e o texto, deixando a tela assim:
Figura 32: sua tela apenas com o fundo, depois que você apagou os desenhos.
c)      Agora desenharemos em o nosso Quadrado. Pegue a ferramenta Rectangle Tool.
Figura 33: Escolher a ferramenta Rectengle Tool.
d)     Escolha as cores e tente desenhar um quadrado. Não importa se não formar um quadrado.
Figura 34: Quadrado ou retângulo desenhado.
e)      Selecione o “quadrado” (não se esqueça da borda, se tiver), nas propriedades, desative o cadeado e deixe a Largura igual à Altura. Agora sim, nosso desenho é um quadrado.
Figura 35: Alterar dimensões do objeto.
f)       Pegue a ferramenta de texto, selecione Static Text e crie um campo de texto com o texto Cubo.
Figura 36: escrevendo o texto no dominó.
g)      Clique no menu arquivo e depois em Save para salvar o que você fez.
h)       Pegue a ferramenta Selection Tool, clique em qualquer lugar da tela que esteja vazio, clique em Settings... e depois, em Publish
Mais uma figura pronta.

Vamos fazer a terceira figura agora.
1º passo: Nosso modelo agora é a figura2, então, salvaremos com o nome figura3 clicando em File e depois em Save As... como mostra a figura abaixo.
Figura 37: Salvar arquivo com o nome figura3.fla.
Depois de salvo (com o nome figura3), iremos alterar a figura e o texto da peça.
A peça figura3, deverá ter como desenho um Cubo (que é a o equivalente ao texto escrito na figura 2) e como texto “Heptágono irregular”.
Como fazer um cubo:
a)      Veja se você realmente salvou esse arquivo com o nome figura3.
b)      Vamos apagar os desenhos feitos, deixando a tela assim:
Figura 38: tela apenas com o fundo.
c)      Crie um quadrado com borda, o transforme num Graphic descrito na letra “e)” do item “Como fazer um triângulo”.
d)     Copie o quadrado e cole, mova ele a um local um pouco abaixo e ao lado do original (se você colocar muito longe ele não parecerá com um cubo).
Figura 39: Um quadrado em cima de outro do mesmo tamanho.
e)      Crie um novo layer e selecione-o, como descrito na letra “h)” do item “Como criar um triângulo”.
f)       Aumente a escala da sua tela para 200% ou o que achar necessário.
Figura 40: Mudar a escala da tela.
g)      Pegue a ferramenta Pen Tool.
Figura 41: selecionar a ferramenta Pen Tool.
h)      Coloque a mesma cor que você escolheu para as bordas do seu quadrado e clique (apenas clique, não arraste) nos 5 locais e na ordem indicados pela figura abaixo.
Figura 42: localização dos cliques para fechar a parte de cima do cubo.
i)        Deverá ficar assim:
Figura 43: depois de clicar nos pontos, deve formar essa figura.
j)        Agora, clique nos locais indicados pela próxima figura (você ainda deve estar com a ferramenta Pen Tool).
Figura 44: pontos em que se deve clicar para terminar o cubo.
k)      Troque a escala da tela para 100% e o desenho deverá ficar assim:
Figura 45: cubo pronto.
l)        Selecione tudo e transforme num Graphic (não queremos correr o risco de ele deformar quando formos movê-lo). Como transformar em Graphic está descrito na letra “e)” do item como fazer um fundo (não importa o nome que você colocar).
m)    Mova-o para cima do fundo e redimensione de forma que ele caiba no fundo.
Figura 46: cubo colocado no lugar.
n)      No lado do texto, crie um campo de texto estático e escreva Heptágono irregular.
Figura 47: dominó pronto.
o)      Clique em arquivo e depois em Save para salvar o que você fez.

p)      Vá em Settings..., clique em Publish e depois em OK .
Mais uma figura pronta.

Vamos fazer a quarta figura agora.
1º passo: Nosso modelo agora é a figura3, então, salvaremos com o nome figura4 clicando em File e depois em Save As... como mostra a figura abaixo.
Figura 48: salvar figura com o nome figura4.fla.
Depois de salvo (com o nome figura4), iremos alterar a figura e o texto da peça.
A peça figura4, deverá ter como desenho um Heptágono irregular (que é a o equivalente ao texto escrito na figura 3) e como texto “Losango”.
Como fazer um Heptágono irregular:
a)      Veja se você realmente salvou esse arquivo com o nome figura4.
b)      Vamos apagar os desenhos feitos.
Figura 49: tela limpa.
c)      Pegue a ferramenta Pen Tool.
Figura 50: selecionar a ferramenta Pen Tool.
d)     Crie um figura com 7 lados (pelo menos um dos lados tem que ter tamanho diferente dos outros).
e)      Você escolhe o formato da figura, desde que fique fácil de contar os lados. Veja um exemplo:
Figura 51: desenhar uma figura com 7 lados.
f)       Escreva o texto “Losango”.
Figura 52: dominó pronto.
g)      Clique em arquivo e depois em Save para salvar o que você fez.

h)      Vá em Settings..., clique em Publish e depois em OK .
Mais uma figura pronta.

Vamos fazer a quinta figura agora.
1º passo: Nosso modelo agora é a figura4, então, salvaremos com o nome figura5 clicando em File e depois em Save As... como mostra a figura abaixo.
Figura 53: salvar como figura5.fla
Depois de salvo (com o nome figura5), iremos alterar a figura e o texto da peça.
A peça figura5, deverá ter como desenho um Losango (que é a o equivalente ao texto escrito na figura 4) e como texto “Pentágono regular”.
Como fazer um Losango:
a)      Veja se você realmente salvou esse arquivo com o nome figura5.
b)      Vamos apagar os desenhos feitos.
Figura 54: tela limpa.
c)      Pegue a ferramenta Rectangle Tool, e desenhe um quadrado.
Figura 55: pegar a ferramenta Rectangle Tool.
d)     Selecione o quadrado, clique no menu Modify, vá até Transform e clique em Scale and Rotate.
Figura 56: girar e mudar a escala.
e)      No campo referente a rotação do quadrado, coloque o valor 45.
Figura 57: girar 45 graus.
f)       Deverá ficar assim:
Figura 58: losango pronto.
g)      Coloque-o no lugar, altere o tamanho (com o cadeado ativo) para que caiba dentro do fundo da peça.
Figura 59: losango colocado no lugar.
h)      Coloque o texto Pentágono regular.
Figura 60: dominó pronto.
i)        Clique em arquivo e depois em Save para salvar o que você fez.

j)        Vá em Settings..., clique em Publish e depois em OK .
Mais uma figura pronta.
Vamos fazer a sexta figura agora.
1º passo: Nosso modelo agora é a figura5, então, salvaremos com o nome figura6 clicando em File e depois em Save As... como mostra a figura abaixo.
Figura 61: salvar como figura6.fla.
Depois de salvo (com o nome figura6), iremos alterar a figura e o texto da peça.
A peça figura6, deverá ter como desenho um Pentágono regular (que é a o equivalente ao texto escrito na figura 5) e como texto “Triângulo isósceles”.
Como fazer um Pentágono regular:
a)      Veja se você realmente salvou esse arquivo com o nome figura6.
b)      Vamos apagar os desenhos feitos.
Figura 62: tela sem os desenhos.
c)      Pegue a ferramenta PolyStar Tool.
Figura 63: selecionar a ferramenta Polystar Tool.
d)     Clique em Options, escolha 5 em número de lados e clique em OK.
Figura 64: altera o número de lados do polígono.
e)      Desenhe-o, coloque no lugar certo e escreva o texto “Triângulo isósceles”.
Figura 65: dominó pronto.
f)       Clique em arquivo e depois em Save para salvar o que você fez.

g)      Vá em Settings..., clique em Publish e depois em OK .
Mais uma figura pronta.
Vamos fazer a sétima figura agora.
1º passo: Nosso modelo agora é a figura6, então, salvaremos com o nome figura7 clicando em File e depois em Save As... como mostra a figura abaixo.
Figura 66: salvar com o nome figura 7.fla
Depois de salvo (com o nome figura7), iremos alterar a figura e o texto da peça.
A peça figura7, deverá ter como desenho um Triângulo isósceles (que é o desenho equivalente ao texto escrito na figura 6) e como texto “Hexágono irregular”.
Como fazer um Triângulo isósceles:
a)      Veja se você realmente salvou esse arquivo com o nome figura7.
b)      Vamos apagar os desenhos feitos.
Figura 67: limpar a tela.
c)      Pegue a ferramenta PolyStar Tool.
Figura 68: selecionar a ferramenta Rectangle tool.
d)     Desenhe um Retângulo.
Figura 69: um retângulo.
e)      Pegue a ferramenta Subselection Tool.
Figura 70: ferramenta Subselection Tool (deformador).
f)       Clique em cima da borda do retângulo, ele ficará com quatro pontos de deformação.
Figura 71: retângulo selecionado pela ferramenta Subselection Tool.
g)      Clique em um dos pontos da parte de cima e mova-o até centro da reta, não é difícil mover até o centro, pois quando você chega perto, ele “dá um pulo até lá”. O desenho deverá ficar assim:
Figura 72: ponto direito movido para o centro.
h)      Clique no outro ponto da parte de cima e aperte a tecla Delete do seu teclado ou se preferir, arraste-o até o centro como foi feito com o outro ponto.
Figura 73: ponto esquerdo foi excluído, formou um triângulo isósceles.
i)        Pegue de volta a nossa ferramenta de seleção padrão.
Figura 74: Selecionara ferramenta de seleção padrão.
j)         Coloque o triângulo no seu devido lugar e escreva o texto “Hexágono irregular”.
Figura 75: dominó pronto.
k)      Clique em arquivo e depois em Save para salvar o que você fez.

l)        Vá em Settings..., clique em Publish e depois em OK .
Mais uma figura pronta.
Vamos fazer a oitava figura agora.
1º passo: Nosso modelo agora é a figura7, então, salvaremos com o nome figura8 clicando em File e depois em Save As... como mostra a figura abaixo.
Figura 76: salvar como figura8.fla
Depois de salvo (com o nome figura8), iremos alterar a figura e o texto da peça.
A peça figura8, deverá ter como desenho um Hexágono irregular (que é o desenho equivalente ao texto escrito na figura 7) e como texto “Esfera”.
Como fazer um Hexágono irregular:
a)      Veja se você realmente salvou esse arquivo com o nome figura8.
b)      Vamos apagar os desenhos feitos.
Figura 77: tela sem desenhos.
c)      Pegue a ferramenta Pen Tool.
Figura 78: selecionar a ferramenta Pen Tool.
d)     Desenhe livremente uma figura com 6 lados.
Figura 79: hexágono irregular desenhado.
e)      Coloque o Hexágono irregular no seu devido lugar e escreva o texto “Esfera”.
Figura 80: dominó pronto.
f)       Clique em arquivo e depois em Save para salvar o que você fez.

g)      Vá em Settings..., clique em Publish e depois em OK .
Mais uma figura pronta.
Vamos fazer a nona figura agora.
1º passo: Nosso modelo agora é a figura8, então, salvaremos com o nome figura9 clicando em File e depois em Save As... como mostra a figura abaixo.
Figura 81: salvar como figura10.fla
Depois de salvo (com o nome figura9), iremos alterar a figura e o texto da peça.
A peça figura9, deverá ter como desenho uma Esfera (que é o desenho equivalente ao texto escrito na figura 8) e como texto “Heptágono regular”.
Como fazer uma Esfera:
a)      Veja se você realmente salvou esse arquivo com o nome figura9.
b)      Vamos apagar os desenhos feitos.
Figura 82: tela limpa.
c)      Pegue a ferramenta Oval Tool.
Figura 83: ferramenta Oval Tool selecionada.
d)     Desenhe um circulo.
Figura 84: Círculo.
e)      Selecione-o e altere a cor do fundo dele para uma das seguintes cores:
Figura 85: seleção de cores.
f)       Seu circulo agora com efeito de cor, parecerá uma esfera J.
Figura 86: círculo com uma disposição de cores (parece uma esfera).
g)      Coloque a Esfera no seu devido lugar e escreva o texto “Heptágono regular”.
Figura 87: dominó pronto.
h)      Clique em arquivo e depois em Save para salvar o que você fez.
i)        Vá em Settings..., clique em Publish e depois em OK .
Mais uma figura pronta.

Vamos fazer a décima figura agora.
1º passo: Nosso modelo agora é a figura9, então, salvaremos com o nome figura10 clicando em File e depois em Save As... como mostra a figura abaixo.
Figura 88: salvar como figura10.fla
Depois de salvo (com o nome figura10), iremos alterar a figura e o texto da peça.
A peça figura10, deverá ter como desenho um Heptágono regular (que é o desenho equivalente ao texto escrito na figura 9) e como texto “Cilindro”.
Como fazer um Heptágono regular:
a)      Veja se você realmente salvou esse arquivo com o nome figura10.
b)      Vamos apagar os desenhos feitos.
Figura 89: tela limpa.
c)      Pegue a ferramenta PolyStar Tool.
Figura 90: ferramenta PolyStar Tool.
d)     Clique em Options, escolha 7 em número de lados e clique em OK. Como está descrito na letra “d)” do Item “Como fazer um Pentágono regular”.
e)      Desenhe-o, coloque-o no devido local e escreva o texto “Cilindro”.
Figura 91: dominó pronto.
f)       Clique em arquivo e depois em Save para salvar o que você fez.
g)      Vá em Settings..., clique em Publish e depois em OK .
Mais uma figura pronta.

Vamos fazer a décima primeira figura agora.
1º passo: Nosso modelo agora é a figura10, então, salvaremos com o nome figura11 clicando em File e depois em Save As... (como mostram todas as figuras anteriores).
Depois de salvo (com o nome figura11), iremos alterar a figura e o texto da peça.
A peça figura11, deverá ter como desenho um Cilindro (que é o desenho equivalente ao texto escrito na figura 10) e como texto “Triângulo escaleno”.
Como fazer um Cilindro:
a)      Veja se você realmente salvou esse arquivo com o nome figura11.
b)      Vamos apagar os desenhos feitos (não precisa mais da figura).
c)      Desenhe um retângulo (faça ele grande para ficar melhor de mexer).
Figura 92: retângulo desenhado.
d)     Pegue a ferramenta Oval Tool.
Figura 93: ferramenta Oval Tool selecionada.
e)      Desenhe uma elipse dentro do retângulo de forma com que as duas extremidades fiquem sobre as retas do triângulo. Como mostra a figura abaixo.
Figura 94: elipse desenhada dentro do retângulo.
f)       Pegue a ferramenta de seleção.
Figura 95: pegar a ferramenta de seleção padrão.
g)      Selecione as linhas da elipse pressione a tecla Shift do seu teclado e clicando nelas.
Figura 96: selecionar as bordas do círculo.
h)      Copie e cole no mesmo local usando o atalho Ctrl+Shift +V ou clicando com o botão direito do mouse em qualquer lugar da tela e depois clicando em Paste in Place.
Figura 97: colar exatamente no mesmo lugar.
i)        Não clique em mais nada, esqueça o mouse, apenas use a seta “Para baixo” do seu teclado para mover a elipse para baixo sem alterar o X (se quiser mover mais rápido, use Shift + “seta para baixo”).
j)        Mova ela até onde desejar, desde que fique dentro do retângulo.
Figura 98: elipse movida em linha reta para baixo.
k)      Agora temos que apagar os restos. Para fazer isso, basta clicar no que você quer apagar e apertar a tecla Delete.
Figura 99: cilindro depois dos restos serem apagados.
l)        Depois de apagar os restos, ajuste o tamanho, coloque-o no seu devido lugar e escreva o texto “Triângulo escaleno”.
Figura 100: dominó pronto.
m)    Clique em arquivo e depois em Save para salvar o que você fez.
n)      Vá em Settings..., clique em Publish e depois em OK .
Mais uma figura pronta.

Vamos fazer a décima segunda figura agora.
1º passo: Nosso modelo agora é a figura11, então, salvaremos com o nome figura12 clicando em File e depois em Save As... como descrito nos passos anteriores.
Depois de salvo (com o nome figura12), iremos alterar a figura e o texto da peça.
A peça figura12, deverá ter como desenho um Triângulo escaleno (que é o desenho equivalente ao texto escrito na figura 11) e como texto “Circulo”.
Como fazer um Triângulo escaleno:
a)      Veja se você realmente salvou esse arquivo com o nome figura12.
b)      Vamos apagar os desenhos feitos.
c)      Pegue a ferramenta Pen Tool.
d)     Desenhe um triângulo escaleno. É só clicar em três pontos diferentes, cuide para não formar outro tipo de triângulo.
Figura 101: triângulo escaleno desenhado.
e)      Arraste ele para a peça e escreva o texto “Circulo”.
Figura 102: dominó pronto.
f)       Clique em arquivo e depois em Save para salvar o que você fez.
g)      Vá em Settings..., clique em Publish e depois em OK .
Mais uma figura pronta.

Vamos fazer a décima terceira figura agora.
1º passo: Nosso modelo agora é a figura12, então, salvaremos com o nome figura13 clicando em File e depois em Save As... como descrito nos passos anteriores.
Depois de salvo (com o nome figura13), iremos alterar a figura e o texto da peça.
A peça figura13, deverá ter como desenho um Círculo (que é o desenho equivalente ao texto escrito na figura 12) e como texto “Hexágono regular”.
Como fazer um Círculo:
a)      Veja se você realmente salvou esse arquivo com o nome figura13.
b)      Vamos apagar os desenhos feitos.
c)      Essa é uma das figuras mais difíceis de fazer. Basta pegar a ferramenta Oval Tool e desenhar. Cuide para não colocar uma daquelas cores pré-definidas, pois seu circulo pode virar uma esfera.
Figura 103: círculo desenhado.
d)     Arraste ele para a peça e escreva o texto “Hexágono regular”.
Figura 104: dominó pronto.
e)      Clique em arquivo e depois em Save para salvar o que você fez.
f)       Vá em Settings..., clique em Publish e depois em OK .
Mais uma figura pronta.

Vamos fazer a décima quarta figura agora.
1º passo: Nosso modelo agora é a figura13, então, salvaremos com o nome figura14 clicando em File e depois em Save As... como descrito nos passos anteriores.
Depois de salvo (com o nome figura14), iremos alterar a figura e o texto da peça.
A peça figura14, deverá ter como desenho um Hexágono regular (que é o desenho equivalente ao texto escrito na figura 13) e como texto “Trapézio”.
Como fazer um Hexágono regular:
a)      Veja se você realmente salvou esse arquivo com o nome figura14.
b)      Vamos apagar os desenhos feitos.
h)      Pegue a ferramenta PolyStar Tool, clique em Options, escolha 6 em número de lados e clique em OK. Como está descrito na letra “d)” do Item “Como fazer um Pentágono regular”.
c)      Desenhe o hexágono.
Figura 105: hexágono regular desenhado.
d)     Coloque-o no seu lugar e escreva o texto “Trapézio”.
Figura 106: dominó ponto.
e)      Clique em arquivo e depois em Save para salvar o que você fez.
f)       Vá em Settings..., clique em Publish e depois em OK .
Mais uma figura pronta.

Vamos fazer a décima quinta figura agora.
1º passo: Nosso modelo agora é a figura14, então, salvaremos com o nome figura15 clicando em File e depois em Save As... como descrito nos passos anteriores.
Depois de salvo (com o nome figura15), iremos alterar a figura e o texto da peça.
A peça figura15, deverá ter como desenho um Trapézio (que é o desenho equivalente ao texto escrito na figura 14) e como texto “Triângulo retângulo”.
Como fazer um Trapézio:
a)      Veja se você realmente salvou esse arquivo com o nome figura15.
b)      Vamos apagar os desenhos feitos.
c)      Pegue a ferramenta Rectangle Tool.
d)     Desenhe um retângulo.
Figura 107:retângulo desenhado.
e)      Pegue a ferramenta Subselection Tool.
Figura 108: ferramenta Subselection Tool selecionada.
f)       Clique na borda do retângulo, então aparecerá quatro pontos no retângulo.
Figura 109: retângulo selecionado.
g)      Clique num dos pontos superiores e arraste-o em linha reta para dentro do desenho.
Figura 110: ponto direito movido um pouco para a esquerda.
h)      Isso já é um trapézio, mas vamos mexer mais um pouco. Clique no outro ponto superior e faça o mesmo, não precisa ser a mesma distância.
Figura 111: ponto esquerdo movido um pouco para a direita.
i)        Pegue a ferramenta de seleção normal, arraste-o para o seu lugar e coloque o texto “Triângulo retângulo”.
Figura 112: dominó pronto.
j)        Clique em arquivo e depois em Save para salvar o que você fez.
k)      Vá em Settings..., clique em Publish e depois em OK .
Mais uma figura pronta.

Vamos fazer a décima sexta figura agora.
1º passo: Nosso modelo agora é a figura15, então, salvaremos com o nome figura16 clicando em File e depois em Save As... como descrito nos passos anteriores.
Depois de salvo (com o nome figura16), iremos alterar a figura e o texto da peça.
A peça figura16, deverá ter como desenho um Triângulo retângulo (que é o desenho equivalente ao texto escrito na figura 15) e como texto “Octógono regular”.
Como fazer um Triângulo retângulo:
a)      Veja se você realmente salvou esse arquivo com o nome figura16.
b)      Vamos apagar os desenhos feitos.
c)      Pegue a ferramenta Rectangle Tool e desenhe um retângulo.
Figura 113: retângulo desenhado.
d)     Pegue a ferramenta Sunselection Tool e clique na borda do retângulo.
Figura 114: retângulo selecionado pela Subselection Tool.
e)      Clique em qualquer uma das bordas e aperte Delete. Sua figura deverá ficar assim (pronta):
Figura 115: ponto esquerdo excluído.
f)       Coloque o triângulo retângulo no seu devido lugar e escreva o texto “Octógono regular”.
Figura 116: dominó pronto.
g)      Clique em arquivo e depois em Save para salvar o que você fez.
h)      Vá em Settings..., clique em Publish e depois em OK .
Mais uma figura pronta.

Vamos fazer a décima sétima figura agora.
1º passo: Nosso modelo agora é a figura16, então, salvaremos com o nome figura17 clicando em File e depois em Save As... como descrito nos passos anteriores.
Depois de salvo (com o nome figura17), iremos alterar a figura e o texto da peça.
A peça figura17, deverá ter como desenho um Octógono regular (que é o desenho equivalente ao texto escrito na figura 16) e como texto “Retângulo”.
Como fazer um Octógono regular:
a)      Veja se você realmente salvou esse arquivo com o nome figura17.
b)      Vamos apagar os desenhos feitos.
c)      Pegue a ferramenta PolyStar Tool, clique em Options, escolha 8 em número de lados e clique em OK. Como está descrito na letra “d)” do Item “Como fazer um Pentágono regular”.
d)     Desenhe o Octógono regular, coloque-o no seu lugar e escreva o texto “Retângulo”.
Figura 117: dominó pronto.
e)      Clique em arquivo e depois em Save para salvar o que você fez.
f)       Vá em Settings..., clique em Publish e depois em OK .
Mais uma figura pronta.

Vamos fazer a décima oitava figura agora.
1º passo: Nosso modelo agora é a figura17, então, salvaremos com o nome figura18 clicando em File e depois em Save As... como descrito nos passos anteriores.
Depois de salvo (com o nome figura18), iremos alterar a figura e o texto da peça.
A peça figura18, deverá ter como desenho um Retângulo (que é o desenho equivalente ao texto escrito na figura 17) e como texto “Pentágono irregular”.
Como fazer um Retângulo:
a)      Veja se você realmente salvou esse arquivo com o nome figura18.
b)      Vamos apagar os desenhos feitos.
c)      Pegue a ferramenta Rectangle Tool, desenhe o retângulo, arraste-o para seu devido lugar e escreva o texto “Pentágono irregular”.
Figura 118: dominó pronto.
d)     Clique em arquivo e depois em Save para salvar o que você fez.
e)      Vá em Settings..., clique em Publish e depois em OK .
Mais uma figura pronta.

Vamos fazer a décima nona figura agora.
1º passo: Nosso modelo agora é a figura18, então, salvaremos com o nome figura19 clicando em File e depois em Save As... como descrito nos passos anteriores.
Depois de salvo (com o nome figura19), iremos alterar a figura e o texto da peça.
A peça figura19, deverá ter como desenho um Pentágono irregular (que é o desenho equivalente ao texto escrito na figura 18) e como texto “Estrela de 5 pontas”.
Como fazer um Pentágono irregular:
a)      Veja se você realmente salvou esse arquivo com o nome figura19.
b)      Vamos apagar os desenhos feitos.
c)      Pegue a ferramenta Pen Tool e desenhe uma figura com 5 lados.
Figura 119: figura com 5 lados.
d)     Arraste ela até o lugar dela e escreva o texto “Estrela de 5 pontas”;
Figura 120: dominó pronto.
f)       Clique em arquivo e depois em Save para salvar o que você fez.
g)      Vá em Settings..., clique em Publish e depois em OK .
Mais uma figura pronta.

Vamos fazer a vigésima figura agora.
1º passo: Nosso modelo agora é a figura19, então, salvaremos com o nome figura20 clicando em File e depois em Save As... como descrito nos passos anteriores.
Depois de salvo (com o nome figura20), iremos alterar a figura e o texto da peça.
A peça figura20, deverá ter como desenho uma Estrela de 5 pontas (que é o desenho equivalente ao texto escrito na figura 18) e como texto “Triângulo eqüilátero”.
Como fazer uma Estrela de 5 pontas:
a)      Veja se você realmente salvou esse arquivo com o nome figura20.
b)      Vamos apagar os desenhos feitos.
c)      Pegue a ferramenta PolyStar Tool.

d)     Clique em Options, e escolha Star como estilo e 5 como número de lados.
Figura 121: alterando o número de lados e o estilo de polígono.
e)      Agora é só desenhar a estrela.
Figura 122: estrela desenhada.
f)       Arraste-a para o seu lugar e coloque o texto “Triângulo eqüilátero”.
Figura 123: dominó pronto.
g)      Triângulo Equilátero é o nome da primeira figura, seu dominó está pronto. Falta só fazer a peça que esconde as outras. Mas antes...
h)      Clique em arquivo e depois em Save para salvar o que você fez.
i)        Vá em Settings..., clique em Publish e depois em OK .
Ultima figura do dominó pronta.

Vamos fazer a “esconde tudo” agora.
1º passo: Nosso modelo agora é a figura20, então, salvaremos com o nome figura21 clicando em File e depois em Save As... como descrito nos passos anteriores.
A peça 21 é livre, faça como bem entender, mas deve ter o mesmo tamanho das outras.
a)      Depois de fazer-la, clique em arquivo e depois em Save para salvar o que você fez.
b)      Vá em Settings..., clique em Publish e depois em OK .


Todas as figuras do estão prontas, abra sua pasta para ver como está.
Imagens
 

Figura 124: pasta com as figuras e os arquivos fonte.

Arquivos fonte.
 
 


Importante: Em alguns computadores, as extensões dos arquivos não são mostradas, aparecendo na tela, por exemplo, figura1, como mostra a figura abaixo.
Figura 125: arquivos com a extensão oculta.
Não é preciso que as extensões dos arquivos apareçam, se você quiser, pode pular esse passo, mas ensinarei como fazer...
1-       Abra uma pasta qualquer, clique em Ferramentas, e em Opções de pasta.
Figura 126: abrindo opções de pasta.
2-      Clique em Modo de exibição procure por “Ocultar as extensões dos tipos de arquivos conhecidos” e desmarque-a, clique em Ok e pronto.
Figura 127: mostrando a extensão de todos os arquivos.
ATENÇÃO: De agora em diante você deve ter cuidado ao alterar os nomes dos seus arquivos, pois você pode sem querer apagar a extensão. Quando for alterar o nome, substitua apenas o que vem antes do ponto.
Figura 128: se for trocar o nome qualquer arquivo do computador, não altere a extensão.



Voltando ao objeto
Crie outra pasta e copie somente as imagens para lá.
Para melhor entendimento, nós criamos as imagens em ordem (a primeira fecha com a segunda que fecha com a terceira...), mas você pode criar aleatoriamente ou trocar o nome delas para que elas não apareçam em ordem no objeto. Lembre-se, que as imagens devem ser nomeadas de figura1 a figura21, porém não importa a ordem de nomeação.

Objeto Principal
Já temos as imagens do nosso dominó, falta apenas o objeto que vai ser o dominó em si.
Ele terá as seguintes funções:
1-      Carregar as imagens que estão na mesma pasta que ele. Suporta arquivos dos tipos: png, jpg, gif, bmp.
2-      Fazer com que as imagens sejam arrastáveis.
3-      Girar 90º as imagens quando elas são apenas clicadas.

Começando:
1-      Crie um novo documento (se você usa Flash CS4 ou superior, deve escolher ActionScript 2.0 como descrito no inicio desta apostila).
2-      Salve ele com o nome Domino.
3-      Copie as figuras para a mesma pasta em que você salvou o esse arquivo.
Construção:
Passo 1: Altere o tamanho da tela para 800 x 600.
Passo 2: Teremos uma pequena ajuda, então vamos fazer o botão que chama ela.
a)      Crie um campo de texto estático e escreva um ponto de interrogação: ?
b)      Altere o tamanho dele para o tamanho que você quiser.
c)      Selecione o texto, clique com o botão direito do mouse em cima dele, e clique em Break Apart.
Figura 129: transformando o texto em imagem.
d)     Agora isso é uma imagem, coloque a cor de sua.
e)      Clique com o botão direito do mouse, e clique em Convert to Symbol.
Figura 130: converter para símbolo.
f)        Coloque o nome como “ajuda”, escolha Movie Clip e clique em OK.
Figura 131: colocar um nome.
g)      O Clip que chama a ajuda está pronto.

Passo 3: Agora vamos fazer a ajuda.
a)      Desenhe um fundo para a ajuda (eu fiz um retângulo) da cor que quiser.
b)      Crie um campo de texto estático e faça com que ele fique da seguinte forma:
Figura 132: texto com a ajuda e com uma imagem de fundo.
c)      Selecione tudo, clique com o botão direito do mouse e clique em Convert to Symbol.
Figura 133: converter para símbolo.
d)     Coloque como nome texto_ajuda, escolha a opção MovieClip e clique em Advanced.
Figura 134: acessando opções avançadas.
e)       Isso irá expandir a caixa, mostrando mais algumas opções. Nessas opções, marque as caixas de seleção Export for ActionScript e Export in first frame e no campo identifier escreva como nome texto_ajuda. Como mostra a figura abaixo.
Figura 135: exportando da biblioteca para o Action Script.
f)       Depois de clicar em OK, delete o clipe da tela, ele ficara apenas na biblioteca. Cuidado para não apagar o seu conteúdo.
g)      A ajuda está pronta
.
Passo 4: Agora colocaremos os Códigos no nosso objeto. Você só precisa copiar e colar nos locais indicados. Todos os códigos têm comentários, caso você queira saber o que faz cada linha.
Código que fica no botão “ajuda”
//Evento: Quando o mouse "entra" no clip
on(rollOver){
              /*Cria um MovieClip vazio com nome "hlp" e com a próxima profundidade disponível.*/
              _root.createEmptyMovieClip("hlp", _root.getNextHighestDepth());
              /*Inseri no hlp, o MovieClip da  ajuda que está na biblioteca.*/
              _root.hlp.attachMovie("texto_ajuda","help",_root.getNextHighestDepth());
              /*Posisão X do hlp = posição X do clipe que o chama menos a largura do hlp*/
              _root.hlp._x=this._x-_root.hlp._width;
              //Posisão Y do hlp = posição Y do clip que o chama
              _root.hlp._y=this._y;     
}
//Evento: Quando o mouse "sai" do clip
on(rollOut){
              //Apaga o hlp (some ajuda)
              _root.hlp.removeMovieClip();
}

Código que fica no Frame principal

// cria um objeto (um objeto pode armazenar qualquer coisa)
var obj:Object = new Object();
//cria um vetor contendo as possiveis extensões das imagens
var extensao:Array = new Array(".PNG",".png", ".JPG", ".jpg", ".BMP", ".bmp", ".GIF", ".gif");
/*Para adicionar mais extensões coloque ,".outraExtensão"
       Exemplo: ,".JPEG", ".jpeg" */
//cria uma string (armazena texto) contendo a extensão padrão a ser testada
var extensaoTeste:String =extensao[0];
//Cria um numeral contendo o número da peça a ser carregada
var numeroDaPeca:Number = 1;
//cria um numeral contendo o número de tentativas com extensões
var tentativa:Number = 0;
//cria um numeral vazio
var initX:Number;
//cria um numeral vazio
var initY:Number;
//cria uma função com nome de recursor
function recusor() {
       //cria um MovieClip vazio onde coloca-se (nomeDomovieClip, profundidade)
       this.createEmptyMovieClip(String("m"+numeroDaPeca), this.getNextHighestDepth());
       //cria uma variável tipo carregadora
       var compra:MovieClipLoader = new MovieClipLoader();
       //manda carregar (nomeDoArquivo, dentro de qual MovieClip)
       compra.loadClip("figura"+numeroDaPeca+extensaoTeste, String("m"+numeroDaPeca));
       //atribui ao X da peça carregada o valor (5 * numero dela)
       eval("m"+numeroDaPeca)._x = 5*numeroDaPeca;
       //adiciona ao carregador um ouvinte (obj)
       compra.addListener(obj);
       //quando o obj (ouvinte) detecta um erro
       obj.onLoadError = function() {
             //se o vetor suporta fazer mais tentativas (não foram testadas todas as extensões)
             if (tentativa<=extensao.length) {
              //troca a extensão padrão para a próxima do vetor
             extensaoTeste = extensao[tentativa];
 //soma 1 a variável tentativa
             tentativa++;
       //executa a função recursor (está função) novamente
             recusor();
              }
};
       //quando o obj (ouvinte) detecta uma peça carregada
obj.onLoadComplete = function() {
             //atribui mais 1 ao número da peça
             numeroDaPeca++;
             //se o numero da peça for menor ou igual a 21
             if (numeroDaPeca<=21) {
       //Zera a variável tentativa, assim ela procura todas as extensões novamente
       tentativa=0;
                    //executa a função recursor (está função) novamente
                    recusor();
             }
             else{
                    //executa a função adicionaOuvinte (já terminou de carregar)
                    adicionaOuvinte();
             }
       };
}
//cria uma função com nome de adicionaOuvinte
function adicionaOuvinte() {
       //adiciona um ouvinte (obj) ao Mouse
       Mouse.addListener(obj);
       //Quando o obj (ouvinte) detecta que o mouse foi pressionado
       obj.onMouseDown = function() {
              //faz uma repetição de 0 a 21 amdamdo de 1 em 1
             for (numeroDaPeca=0; numeroDaPeca<21; numeroDaPeca += 1) {
                    //se a peça esta no mesmo X e Y do mouse
                    if (eval("m"+numeroDaPeca).hitTest(_xmouse, _ymouse)) {
                           //ativa o arrastamento para a referida peça
                           eval("m"+numeroDaPeca).startDrag();
                           //guarda o valor inicial do x da peça
                           initX = eval("m"+numeroDaPeca)._x;
                           //guarda o valor inicial do y da peça
                           initY = eval("m"+numeroDaPeca)._y;
                    }
             }
       };
       //Quando o obj (ouvinte) detecta que o mouse foi "largado"
       obj.onMouseUp = function() {
             //faz uma repetição de 0 a 21 andando de 1 em 1
             for (var i = 0; i<21; i += 1) {
                    //se a peça esta no mesmo lugar que estava antes (initX e init Y)
                    if (Math.abs(eval("m"+i)._x-initX)<2 and Math.abs(eval("m"+i)._y-initY)<2) {
                           //gira a peça
                           eval("m"+i)._rotation += 90;
                    }
                    //para de arrastar
                    eval("m"+i).stopDrag();
             }
       };
}
//começa tudo executando pela primeira vez a função recursor.
recusor();
Agora é só salvar e executar com um Ctrl + Enter.
E pronto!


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