Desde o princípio da aplicação do ENEM, ocorreram alterações no exame, e
a mais evidente é a mudança do nome das matrizes dos conteúdos. A
partir dela, as perguntas, antes agrupadas em disciplinas, passaram a
ser separadas por grandes áreas.
Questões sobre as disciplinas de
História, Geografia, Filosofia e Sociologia são elencadas na área de
Ciências Humanas; as de Biologia, Física e Química, na área de Ciências
da Natureza; e as disciplinas de Português, Literatura, Línguas, Artes e
Educação Física, na área de Linguagens e Códigos.
Mas e a Matemática, onde foi parar? Ela possui uma área destinada somente para ela: Matemática e suas Tecnologias. Esta área abarca 45 questões do exame e, de acordo com o MEC, compreende sete competências, que devem ser trabalhadas no decorrer do Ensino Médio.
Mas e a Matemática, onde foi parar? Ela possui uma área destinada somente para ela: Matemática e suas Tecnologias. Esta área abarca 45 questões do exame e, de acordo com o MEC, compreende sete competências, que devem ser trabalhadas no decorrer do Ensino Médio.
Vale ressaltar que mesmo a Matemática tendo uma área
destinada a ela, ainda assim ela tem grande presença nas outras áreas,
em forma de gráficos e tabelas, dados estatísticos, expressões e
fórmulas que representam fenômenos.
Estas competências podem ser verificadas no edital do ENEM. Elencaremos aqui as competências relacionadas à área de Matemática e suas Tecnologias:
• Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais;
• Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela;
• Construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano;
• Construir noções de variação de grandezas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano;
• Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas;
• Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação;
• Compreender o caráter aleatório e não determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística.
Analisando cada uma dessas competências, vemos que a prova de matemática trata-se de uma avaliação totalmente contextualizada e interdisciplinar. Em outras palavras, a disciplina deixou de ser um instrumento voltado somente para a matemática, passando a ter sua aplicabilidade em situações sociais.
Estas competências podem ser verificadas no edital do ENEM. Elencaremos aqui as competências relacionadas à área de Matemática e suas Tecnologias:
• Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais;
• Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela;
• Construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano;
• Construir noções de variação de grandezas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano;
• Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas;
• Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação;
• Compreender o caráter aleatório e não determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística.
Analisando cada uma dessas competências, vemos que a prova de matemática trata-se de uma avaliação totalmente contextualizada e interdisciplinar. Em outras palavras, a disciplina deixou de ser um instrumento voltado somente para a matemática, passando a ter sua aplicabilidade em situações sociais.
Para isso, a prova exige uma
capacidade que vai além do conteúdo, fazendo com que o aluno desenvolva
um raciocínio lógico acerca dos problemas levantados nas questões.
Sendo assim, fica evidente o principal objetivo do ENEM, que é o de reformar o Ensino Médio, mudando a forma como os colégios abordam o seu ensino, atualmente voltado para vestibulares que focam apenas o conteúdo.
Sendo assim, fica evidente o principal objetivo do ENEM, que é o de reformar o Ensino Médio, mudando a forma como os colégios abordam o seu ensino, atualmente voltado para vestibulares que focam apenas o conteúdo.
O ENEM busca promover uma avaliação que incentive os
colégios a abandonarem esta educação conteudista, para que assim possam
ser formados alunos que compreendam os fenômenos, resolvam problemas e
desenvolvam um raciocínio lógico por meio de reflexões acerca destas
competências.
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